10 DICAS PARA FOTOGRAFAR O SEU ALOJAMENTO LOCAL COM O TELEMÓVEL
Ao contrário do que nos diz o famoso provérbio “não se pode julgar um livro pela capa”, todos sabemos que este não se aplica aos anúncios que vemos nas várias plataformas de rentabilização de imóveis. Neste caso, “uma imagem vale mais do que mil palavras”! Mas, será que sabe como fotografar o seu alojamento local?
Na verdade, a maior parte dos anfitriões não tem quaisquer bases de fotografia e, de acordo com um estudo feito pelo LearnAirbnb apenas 15% decidem contratar um fotógrafo profissional.
Assim, como há quem não tenha possibilidade de contratar um profissional, decidi dar-vos algumas dicas para conseguirem tirar proveito da vossa câmara de telemóvel para fotografar o seu alojamento local. Além disso, vou partilhar consigo assim alguns cuidados a ter antes de fotografar.
Em primeiro lugar, há que deixar a casa limpa e arrumada, como se estivesse pronta a receber um hóspede. Lembre-se que não vai fotografar só um imóvel, mas também uma experiência!
1 | Ilumine o interior
- Opte por fotografar sempre durante o dia.
- Ligue todas as luzes da casa (sim, mesmo durante o dia!).
- Abra todas as cortinas de forma a iluminar as divisões com o máximo de luz natural possível. A imagem irá ficar muito mais acolhedora e calorosa.
2 | Fotografe seguido
- A luz varia bastante durante o dia, o que muitas vezes se reflete nas imagens que colocamos nos nossos anúncios. Portanto, de forma a termos um conjunto de fotografias mais consistentes é importante perder uma ou duas horas seguidas a fotografar toda a casa.
- Aconselho a fotografarem logo pela manhã ou a meio da tarde, alturas em que a luz é mais homogênea. Se o fizerem na altura de pico vão notar que a luz que entra pelas janelas é muito mais dura, o que vai criar sombras muito fortes e picos de luz a entrar.
3 | Aposte na diferença
- O que tem de único o imóvel para se destacar em centenas de anúncios? O que o torna especial? Por exemplo, o terraço, o jardim, a cozinha, o barbecue, a lareira, a vista,…
- Além disso, recorde-se que para além de um alojamento de férias também está a vender uma experiência. Assim, use acessórios que prendam a atenção como um livro/revista de viagens numa mesa, um café servido na varanda, uma mesa posta para a refeição, um vinho do porto, etc.
4 | Desligue o flash
- Não use flash! As imagens ficam muito mais duras e amadoras, muitas vezes as cores também deixam de corresponder à realidade.
5 | Imagens sempre na horizontal
- Por vezes, as plataformas cortam e distorcem as imagens verticais, retirando a qualidade e consistência dos anúncios.
6 | Controle a exposição (luz) e o foco
- Toque com o dedo no ecrã do telemóvel num ponto de foco de forma a medir a luz do que está a ser fotografado. Por exemplo, se estiver a fotografar um quarto, premir a parte da imagem onde está a cama.
- Se houver um ponto grande de entrada de luz (ex. janela/varanda) tente deixar a luz num meio termo. Isso, pode fazer no pequeno sol que geralmente aparece no ecrã.
7 | Ligue a grelha
- Ao ligar a grelha do telemóvel/câmara vai ser mais fácil para sobrepor as linhas das paredes da divisão fotografada, de forma a ficarem alinhadas.
8 | Fotografe frontalmente
- Coloque o telemóvel ao nível do peito e de frente para o que está a ser fotografado.
- Para além de usar a grelha, é importante não inclinar o telemóvel de forma a não criar ângulos e linhas tortas na imagem.
9 | Fotografe para os cantos
- De forma a evidenciar a dimensão do seu espaço, fotografe sempre para os cantos. Isso vai trazer mais dimensionalidade, perspetiva e profundidade às suas imagens.
- Não tenham receio de se encostarem a um canto e se colocarem em posições desconfortáveis para conseguirem apanhar o máximo possível da divisão!
- É importante fotografar de todos os ângulos para mais tarde escolher o que melhor se adequa. Por vezes, achamos que a melhor vista é a da entrada da sala, mas depois ao rever as imagens percebemos que funciona melhor a vista oposta.
10 | Retoque as imagens finais
- Há várias aplicações que podem ajudar em pequenos ajustes nas vossas imagens (luz, contraste, cor, etc.) mas a maior parte dos telemóveis possibilita esses pequenos ajustes sem ter que instalar uma aplicação.
Agora que já leu sobre como fotografar o seu alojamento local, coloque as mãos na massa e pegue no telemóvel!
Fotografar o seu alojamento local: marque a diferença
Lembre-se que os anúncios com melhores fotografias têm tendência a aparecer primeiro nas pesquisas. Segundo um estudo, realizado pelo Airbnb, foi comprovado que o uso de fotografias profissionais têm um aumento de:
40% nos seus rendimentos
24% nas suas reservas
26% no preço por noite
Tem interesse em melhorar as suas imagens a um nível profissional?
Invista nas suas imagens e PEÇA UM ORÇAMENTO.
Deixe uma resposta